quarta-feira, 23 de janeiro de 2013





Divulgação temporada Fevereiro de 2013

A Cia Danças Claudia de Souza estará apresentando o seu mais recente espetáculo PROFANAÇÃO no Centro Cultural da Penha / Teatro Martins Penna de 01 à 17 de fevereiro, sempre ás sextas, sábados e domingos. Sextas e sábados às 20h00 e domingos às 19h00.
Gratuito.
O endereço e Largo do Rosário, 20 – Penha.
Telefone 011 22950401
centroculturaldapenha@gmail.com
  


PROFANAÇÃO

________________________________________________________________

Cia. Danças Claudia de Souza, vem desenvolvendo sua trajetória no cenário artístico da dança há 16 anos por meio de uma intensa atividade que tem como foco a pesquisa, criação, difusão e formação cultural, o que evidencia a construção de uma linguagem própria, com trabalhos que exploram questões ligadas ao contexto sócio cultural brasileiro, relevantes para a formação de sua identidade corporal.


"PROFANAÇÃO", o mais recente trabalho da Cia Danças Claudia de Souza, partiu  inicialmente de uma pesquisa sobre o samba sua história, raízes , movimentos. Concomitante a essa investigação surgiu a inspiração propiciada pela leitura do livro ‘Profanações’ de Giorgio Agamben que veio compor a pesquisa da coreógrafa em observar o samba como um ritual.

 Em seu ensaio Elogio da profanação, Giorgio Agamben se dedica a abrir relações comuns entre as ideias de "usar" e "profanar". Para isto, Agamben parte de uma discussão da etimologia de religio - não a etimologia que nos é dada comumente, religare, mas outra, relegere, que aponta para outro sentido do religioso.

"O termo religio, segundo uma etimologia ao mesmo tempo insípida e inexata, não deriva de religare (o que liga e une o humano e o divino), mas de relegere, que indica a atitude de escrúpulo e de atenção que devem caracterizar as relações com os deuses.

A inquieta hesitação (o "reler") diante das formas - e das fórmulas - a observar para respeitar a separação entre o sagrado e o profano. Religio não é o que une homens e deuses, mas o que se encarrega de mantê-los distintos."

Se a religião pode ser definida como aquilo que subtrai as coisas, os lugares, e os separa, enfim, transferindo tudo para uma esfera do intocável, Agamben propõe justamente o contato como uma forma primeira de profanação - "Há um contágio profano, um tocar que desencanta e devolve ao uso aquilo que o sagrado havia separado e petrificado".

Dentro destas premissas, Cia. Danças Claudia de Souza compõe esta obra para falar de rituais do nosso tempo, presentes em nossos corpos, nossa cultura ... àquilo que testemunhamos e construímos. Estamos aqui tratando dos ritos de passagem, da liminaridade , enquanto comunicação com o sagrado em que símbolos secretos são comunicados para os sujeitos rituais em forma de relíquias, máscaras e instrumentos, contos, narrações míticas, símbolos que representam a unidade e a continuidade do coletivo.



Ficha Técnica “Profanação”
Direção e Coreografia - Claudia de Souza
Assistente de Direção – Cristiana de Souza
Elenco – Claudia de Souza, Cristiana de Souza, Ítalo Ramos, Junior Domingos, Rafael Abreu, Rafael Valentim e Yeda Peres.
Estagiária –  Carolina Thomaz
Textos – Janaína Castro, Solange Borelli e Claudia de Souza
Professora convidada – Penha de Souza
Iluminação – Décio Filho
Assistente de iluminação – Alê
Assistente de palco – Cristina de Cássia
Edição de trilha Sonora – Celso Nascimento
Trilha sonora – J. Massenet, Abel Korzeniowski, Kronos, Clementina de Jesus, Geraldo Filme
Fotos –Jônia Guimarães
Gravação e edição de vídeo – Gabriel Moreto Bueno
Programação Visual – Voga Planejamento Gráfico e Visual
Figurino e Cenografia – Claudia de Souza
Produção e Administração Núcleo Cia Danças
Apoio – Cooperativa Paulista de Trabalhadores de Dança
Duração – 60 minutos
Faixa etária – livre
Agradecimentos: Penha de Souza, Jane dos Santos, Mãe Rosa, Sandra Gomes, Luiz Trigo, Anabel Andrés, Gabriel Moreto Bueno, Solange Borelli, Selene Marinho e todo equipe da  Radar Cultural, João Maurício, Janaína Castro, Cecilia Salles e todos os amigos da casa de Umbanda Caboclo Ubirajara.
Programa Municipal de Fomento Dança para cidade de São Paulo -  12º edição
Contato - Cia Danças Claudia de Souza
espacociadancas@gmail.com
http://www.facebook.com/CiaDancasClaudiaDeSouza
Av. Jandira 336ª – sobreloja – Moema. São Paulo – SP Brasil 04080-001
0xx11984435050 Tim


Nenhum comentário:

Postar um comentário