segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Sobre aulas de Dança Moderna



 Dança Moderna (baseada na técnica de Graham)

A técnica de Martha Graham associa a respiração ao movimento como princípio fundamental que dita o ritmo e a dinâmica desta técnica, intrinsecamente ligada aos movimentos de inspiração e expiração.
A ideia de uma energia que surge no interior e vai até o exterior do corpo é reconhecida por todos os criadores e teóricos da Dança Moderna, fundamentada de uma forma muito definida e cuja elaboração e sistematização trazem como tema a tensão entre opostos como: equilíbrio e queda, contração e expansão; conceitos pensados para ampliar as possibilidades de movimento e expressividade corporal.
Cada aula divide-se em três partes: solo, centro e diagonais. Os pés são descalços para sentir o contato essencial com o chão. Todos os exercícios no solo são preparações diretas para a posição em pé como também para elevações, quedas, giros e saltos. De um caráter mais técnico e básico temos: contração, release, supless e spiral; movimentos tridimensionais, de torção e projeção espacial estão implícitos nesses princípios.
Como consequência da pesquisa de linguagem desenvolvida pela Cia Danças Claudia de Souza, a aula utiliza-se desse trabalho presente nas criações de  Dança Contemporânea da Cia para abranger a questão técnica dentro da sala de aula de uma maneira mais criativa e contextualizada com nosso tempo, respeitando as individualidades, necessidades e questões corporais de cada aluno.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário